Lei Emergencial Aldir Blanc

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Reunião do Fecult Saquá dia 12 de Novembro de 2013

Estavam presentes  na reunião representantes dos seguintes setores:
Artes Visuais ,   Música Popular e Canto Coral , Patrimônio Imaterial e Material , Livro e Leitura , Teatro,
O Encontro marcou o início dos GTs e debates , que tem por objetivo apontar um conjunto de recomendações específicas dos setores da cultura presentes nas reuniões do fórum para viabilizar políticas públicas setoriais para compor o plano municipal de cultura do município de Saquarema  no horizonte de 10 anos .

E formulação dessas políticas deve esytar baseadas em processos de consulta e participação da sociedade , como expresso no objetivo XIV do PNC ( artigo 2º, lei 12.343/2010 ), o que reforça a necessidade de que o processo de elaboração e de tomada de decisão dos planos setoriais seja estruturado num amplo sistema de discussão e reflexão coletiva sobre a atual situação de cada setor .
            O Plano Municipal de Cultura , traduz a vontade e o desejo de sua sociedade civil, aspirações com relação a cultura e entrega ao poder público um instrumento capaz de direcionar essas políticas de forma que venha compreender a diversidade cultural do local .
O plano é um instrumento de transformação da realidade ou seja a realidade retratada no plano no capítulo do seu diagnóstico e a partir desse diagnóstico com a identificação das fragilidades das dificuldades encontradas nos diversos segmentos da cultura municipal, o diagnóstico vai funcionar como plataforma do futuro desejado para a cultura local.

  
GTs de música com os músicos presentes , Jeferson Santos , Pablo dos Reis , Tuta Queiroz , Suelen Ricardo Beltrão e Miro Zager

Estamos inaugurando um novo tipo de relação entre governo e sociedade, e o FECULT SAQUÁ, Fórum das entidades culturais do município de Saquarema está apostando numa relação honesta , sincera, e transparente em que o dialogo e a participação social formam o elo de uma corrente de renovação da gestão cultural no município.
Através de políticas públicas para o setor . A regra básica é o diálogo e a participação social.
Estamos pondo em prática novas possibilidades de convivências fundadas no debate de ideias que incorpora democraticamente a divergência e o conflito.
" praticando a Participação " A participação não é um processo que se encerra, ao contrário, efetiva-se apenas enquanto prática cotidiana .
Portanto, o processo de elaboração de uma política cultural pressupõe uma reflexão sobre a própria cultura.
Ecoando Marilena Chauí

Estamos construindo políticas culturais para o nosso município!
Participe você é o fórum!
Próxima reunião dia 19 terça feira das 20 as 22h , local Lake´s shopping 2º piso loja 51 . Apoio cultural Círculo Artístico Cultural de Saquarema , Coordenadores , Telma Cavalcanti, Carlos Alexandre Andrade Cardoso e Rita Daumas.

Você sabe o que é Griô?
Que tal dar uma olhada no link http://www.leigrionacional.org.br/sustitutivo-lei-grio-e-lei-dos-mestres/
GTs de Artes Visuais com os representantes presentes Felipe Facini e Telma Cavalcanti
 
Os setores , Livro e Leitura representante Lina Malheiros Barcellos , canto coral representante Lino , Artes Visuais representante Felipe Facini ,  cultura popular representante Kátia Alpin e museu representante Carlos Alexandre , presentes na fórum setorial .
Mais fotos da reunião link aqui

Nenhum comentário: