Lei Emergencial Aldir Blanc

quinta-feira, 19 de março de 2015

Reunião do Fórum Fecult Saquá


 


1ºencontro do fórum Fecult Saquá aconteceu na câmara Municipal de Saquarema, com amigos da área cultural representantes de vários segmentos e instituições culturais do município, e que estão dando o exemplo da importância da prática da participação. Foram 23 participantes inscritos no nosso livro de presença.
Algumas fotos já estão circulando.
As pautas do encontro foram amplamente debatidas, formamos a coordenação do fórum para 2015, Circulo Artístico Cultural de Saquarema CACS coordenação geralTelma Cavalcanti, Bruno Siston representando a instiituição do segmento cultura popular (Carnaval) Bloco Do Truco, E Carlos Alexandre Andrade Cardoso, Instituto Socioambiental Aimberê Patrimônio Cultural. O nosso amigo e parceiro Carlos Alexandre infelizmente por motivos profissionais não pode comparecer, assim como outros amigos e parceiros que justificaram ausência. O fórum abriu os trabalhos com força total e muita disposição.
A coordenação geral do Fecult Saquá apresentou o plano de trabalho inicial que tem entre as metas a mobilização dos agentes culturais e instituições para a criação do colegiado representativo da sociedade civil para compor o conselho de políticas culturais, que em breve será criado pelo poder público. A Representante da sociedade civil e membro da comissão de elaboração da minuta do Plano municipal de Cultura, Telma Cavalcanti, apresentou para ao fórum um resumo do andamento dos trabalhos para institucionalizar a nossa cultura. E reafirmou que a transparência, participação engajamento, e capacitação estão sendo oferecidas através do poder público e do MINC com a realização do curso de gestão do plano promovido pela UFBA.
Reafirmou também o comprometimento assumido pelos integrantes nomeados em especial os representantes da sociedade civil , que estão
salvaguardando todas as propostas apresentadas na 1ª conferência.
O Sr. Gilvando de Araujo Aguiar, presidente da comissão de segurança pública apresentará um manifesto representando o CACS - Circulo Artistico Cultural de Saquarema e o Fórum Fecult Saquá, na câmara municipal e no MP .
Onde a População do Município de Saquarema, ciente que a Implantação de um Terminal Portuário de granéis Líquidos e Estaleiros para a Construção e Reparos Navais, a ser localizado no Município de Maricá, em área geográfica limítrofe ao Município de Saquarema, portanto, com repercussões em toda a estrutura de funcionamento desta unidade federativa, principalmente nos aspectos de moradia, segurança pública, saneamento básico, saúde, educação, meio ambiente, mobilidade urbana, além do fornecimento de serviços de energia e telefonia, ciente também que um projeto desta envergadura impõe necessariamente uma gestão democrática, com a justa distribuição dos ônus e benefícios face a intervenção pontual que irá provocar no meio urbano destas duas cidades.
Vem Requerer, sem prejuízo do Relatório de Impacto Ambiental e lastreados na Lei 10.257 de 10 de julho de 2001, que instituiu o Estatuto da Cidade, que regulamenta o capítulo “Política urbana” da Constituição Brasileira, o que se segue:
a) A Elaboração de um Estudo de Impacto de Vizinhança, considerando os seguintes aspectos:
- O aumento da população na vizinhança;
- A capacidade e existência dos equipamentos urbanos e comunitários;
- O uso e a ocupação do solo no entorno do empreendimento previsto;
- O tráfego que vai ser gerado e a demanda por transporte público;
- As condições de ventilação e de iluminação; bem como as consequências, para a paisagem, da inserção deste novo empreendimento no tecido urbano e, também, suas implicações no patrimônio cultural e natural.
b) Consulta popular, considerando a opinião da população diretamente afetada pelo empreendimento e a abrangência destes impactos, que podem vir a se estender para áreas além dos limites das duas cidades abrangidas.
Encerramos os trabalhos apresentando três vídeos sobre educação não formal da área cultural. produzidos pelo MINC, Ministério da Cultura, secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Vale conferir .
"O objetivo dos artistas é quebrar janelas nos muros da cultura local para a eternidade"
Joseph Campbell
Próxima reunião dia 08/04 local a confirmar em breve .
Grata amigos!
E não esqueçam de assinar .http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/30356  


Nenhum comentário: